Perguntas Frequentes

Tire suas dúvidas

A  Acupuntura é uma modalidade terapêutica milenar que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para estimular a liberação de substâncias químicas no organismo, essas substâncias têm efeito analgésico e/ou antiinflamatório, por isso a acupuntura tem a capacidade de aliviar dores e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças. Ela também pode auxiliar no tratamento de diversas outras doenças, como: • Doenças do sistema reprodutor feminino; • Doenças do sistema musculoesquelético; • Doenças respiratórias; • Doenças neurológicas; • Doenças gastrointestinais. Além de tratar doenças, a acupuntura também é capaz de auxiliar no tratamento da obesidade, da depressão e do estresse e também de algumas afecções dermatológicas.

 

A Acupuntura equilibra os meridianos que regem a fertilidade feminina e masculina, através de pontos específicos. O tratamento é muito especifico e individual, pois vai ser feito de acordo com o diagnostico diferencial do paciente, a conduta a seguir depende do desequilíbrio diagnosticado na avalição. Sendo assim não existe um protocolo pronto e a resposta também é individual. Alguns de seus efeitos para tentantes: Aumenta as chances de gravidez Sempre é identificada uma Causa segundo a Medicina Chinesa (excelente alternativa para casos de ISCA “Infertilidade Sem Causa Aparente”) Grandes benefícios nos casos: Endometriose, Síndrome do ovário policístico (SOP), Baixa reserva ovariana, entre outros. Potencializa os resultados de reprodução assistida. Melhora a qualidade o endométrio. Auxilia no equilíbrio dos níveis hormonais. Melhora a qualidade do óvulo Regula o ciclo menstrual

Sim. De maneira muito eficaz e com resultados visíveis no Espermograma após alguns meses de tratamento. O diagnostico é feito de forma diferenciada, a conduta a seguir dependerá do desequilíbrio apresentado na avalição. Alguns dos resultados alcançados com a Acupuntura: Aumenta a mobilidade dos espermatozoides Aumenta a quantidade de espermatozoides Melhora a qualidade morfológica dos espermatozoides Benefícios na disfunção erétil Benefícios no quadro de Varicocele Melhora a circulação de sangue nos testículos

 

Após a inserção da agulha no ponto correto, poderá haver sensação discreta de um “choquinho” ou leve dor, são efeitos transitórios totalmente normais, indicando a correta aplicação do ponto com ativação de terminações nervosas locais. Na grande maioria das vezes, a acupuntura é praticamente indolor, já que a agulha possui um diâmetro muito pequeno, isto é, até 10 vezes mais fina que as agulhas de injeção. Além disso, sua ponta é redonda, portanto não cortante, como as das agulhas de injeção.

 

Não. Somente agulhas especialmente finas que ativa pontos específicos desencadeando seu efeitos.

 

A primeira sessão é feito uma avaliação clínica, sendo observados todos os sintomas e sinais apresentados pelo paciente, histórico geral, medicação em uso, além de antecedentes pessoais e familiares para se avaliar a pessoa como um todo. Em seguida, é feito analise da língua, onde é possível avaliar cada órgão ou víscera, fazendo relação com os sintomas apresentados. Analisa-se também o pulso do paciente, mais uma forma de avaliar vísceras e órgãos garantindo precisão no tratamento. Após o enquadramento do caso é que o Acupunturista irá designar quais as técnicas da acupuntura que serão utilizadas visando tratar do problema específico. Se necessário, poderá ser realizada a prescrição de outros recursos terapêuticos concomitantes, como Fitoterapia, Exercícios físicos, Aromaterapia, Terapia Floral ou qualquer outra que for potencializar os resultados.
Após realizado a consulta inicial, o Acupunturista seleciona os pontos específicos e individualizados de cada paciente. O paciente é deitado em uma maca, onde ficará de forma mais relaxada possível, em seguida as agulhas são inseridas em pontos específicos, sendo retiradas após aproximadamente 20 a 30 minutos, dependendo da necessidade individual do caso. Durante esse tempo de ação das agulhas, são colocados os pontos na orelha (Auriculoterapia), o que potencializa e estende o efeito do tratamento. Associa-se também uso de moxa (se necessário), ventosa (se necessário) eletroacupuntura e para finalizar o tempo restante uma relaxante massagem facial. Recomenda-se que o paciente não se mova bruscamente durante a sessão, para evitar desconfortos. Em geral, se espera um resultado favorável já nas primeiras sessões. Nas sessões seguintes, a estratégia de tratamento pode ser sempre reavaliada e atualizada.

 

As agulhas de acupuntura são descartáveis, esterilizadas, feitas de aço inoxidável e flexível, com pontas ovais, alongadas, não cortantes e de diâmetros muito finos, até 10 vezes mais finas que as agulhas de injeção de medicamentos.
Há diversos outros recursos terapêuticos na Medicina Chinesa além do agulhamento, são outras técnicas que visam potencializar o efeito da Acupuntura. Estas outras técnicas incluem: • Ventosaterapia: É um recurso da medicina chinesa que usa copos de vidro ou de material plástico, para produzir sucção em pontos específicos, com fins terapêuticos. • Eletroacupuntura: Aplicação de estímulos elétricos fracos nos pontos de Acupuntura, com o auxílio de agulhas, para potencialização do efeito terapêutico do agulhamento. • Moxabustão: Aquecimento dos pontos de Acupuntura por meio da queima de moxa, produzido da erva “Artemisia Sinensis”, visando o aquecimento e estímulo dos pontos específicos. • Auriculoterapia: A acupuntura auricular pode ser utilizada para complemento e potencialização do efeito da acupuntura.
Qualquer indivíduo, independente de idade e sexo, pode ser tratado com acupuntura. São exceções apenas os pacientes com infecções generalizadas na pele. Gestantes podem e devem fazer Acupuntura com um profissional especializado, pois é uma excelente alternativa para os desconfortos apresentados nesta fase, como náusea, vomito, dor lombar... mas existe pontos que não devem ser usados em cada semana de gestação, por isso a necessidade de procurar um profissional especialista.

 

Varia de acordo com o estado clínico do paciente, natureza e gravidade da doença. Em geral, são recomendadas de uma a duas sessões semanais. Conforme a evolução clínica, determina-se maior ou menor frequência às sessões, o Acupunturista irá estimar junto ao paciente o número total de procedimentos a serem aplicados. Frequentemente, os pacientes buscam a Acupuntura como última opção de tratamento por desconhecerem essa modalidade de terapia. Dessa forma, ao iniciar o tratamento já apresentam maiores alterações estruturais, comportamentais e transtornos psicológicos. Por essa razão, alguns podem necessitar de tratamento mais prolongado. Por isso, a duração de tratamento em alguns casos é longa.

 

Vários são os mecanismos pelos quais a acupuntura atua e se mostra útil no tratamento das doenças. O modelo neuroquímico, de forma geral, sugere que a Acupuntura estimula as terminações nervosas da pele e dos músculos relacionados aos sentidos. Esses nervos enviam sinais para a medula espinhal, que envia sinais ao mesencéfalo. Algumas mensagens são retransmitidas ao hipotálamo e à hipófise, enquanto outras são enviadas para o tálamo e para o córtex cerebral. Em cada uma dessas regiões, os tecidos nervosos liberam neuropeptídeos em resposta aos sinais recebidos. Em outros casos, supõe-se que os nervos enviem um sinal que bloqueie a recepção de mais sinais de dor. Há razoável e forte evidência que a Acupuntura afete o sistema circulatório. Usando métodos como a microfotopletismografia e a ultrassonografia com doppler, vários estudos demonstraram os efeitos da Acupuntura na circulação periférica, com vasoconstrição periférica inicial para prevenção da perda de sangue, auxiliar a formação de coágulos, evoluindo com uma vasodilatação, e efeitos vasomotores. Estas alterações vasculares participam dos processos básicos de defesa, reparo e metabólico que compreendem a reação do corpo a um ferimento. Observou-se que ocorrem em um local distante da área de inserção, e por isso, supõe-se que ocorra em toda parte do corpo. No entanto, esses efeitos ocorrem mais intensamente no local da inserção da agulha de Acupuntura. Há ainda outros estudos que sugerem que a Acupuntura produza respostas fisiológicas previsíveis. É bem documentado o exemplo da inserção da agulha em um ponto específico da perna, abaixo do joelho, aumentando a secreção do suco gástrico. Uma enorme variedade de efeitos gastrointestinais foi observada como resposta à aplicação da Acupuntura, incluindo efeitos sobre a motilidade gástrica e a motilidade intestinal.

 

Extremamente segura quando feita por profissional capacitado. Os efeitos colaterais provocados pela Acupuntura documentados foram reconhecidos como sendo “extremamente baixos”. No geral, a maioria dos efeitos são leves e passageiros, como desmaio durante o tratamento, náusea e/ou vômitos, irritação da pele, espasmo muscular, e pequenos hematomas locais.
 

Depoimentos

Dra. Lais é uma profissional maravilhosa, ela tira a dor com as mãos ou melhor com as agulhas kkkk tenho artrite reumatoide e tenho melhorado muito com ela, parei até de tomar os antiinflamatorios, fantastica!!! Super recomendo !!

Ana Paula Caseiro

Maravilhosa , excelência e profissionalismo , obtive resposta rápida ao tratamento, local de fácil acesso e muito aconchegante ! a Lais e maravilhosa!

Ana Júlia

Super profissional, ética e com excelentes resultados !!! Super recomendo.

Thaissa Santana

Maravilhosa! Laís Sempre sorridente e simpática! Ambiente super agradável que nos transmite paz! Super indico!

Lívia Tiago

Agende uma avaliação hoje!